No processo ensino-aprendizagem, constata-se a indissociação dos multimeios (informatização das Inteligências Intelectuais) à pedagogia futurística. É preciso vislumbrar outras formas de aprender a aprender.
Construção e reconstrução do conhecimento entre os sujeitos
O que nos permite a mergulhar no espaço escolar:
São as relações na construção e reconstrução do conhecimento entre os sujeitos e a realidade em seu processo histórico social, o currículo escolar transborda em sua abrangência a evolução da formação em sua totalidade de uma consciência crítica ao dimensionar novas construções de saberes, novas incertezas que provoca a superação das competências e habilidades desenvolvidas em consequência das proposições da proposta curricular para a verdadeira humanização do homem. Sabemos que o papel da escola é preparar o sujeito para a cidadania através da prática - não se ensina alguém somente através do discurso. Implica conduzir situações que ressignifique o trabalho em sala de aula para a universalidade, incorporando a práxis pedagógica a essencialidade do reconhecimento como cidadão critico-reflexivo com domínio da posse do conhecimento, capaz de saber fazer a distinção, julgamento, separação, das imposições e condicionantes sociais quer seja, relações culturais, étnico, racial, econômica, política, e das diversas formas de poder (informal, formal, simbólico...).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário