Discussão
acerca dos vários espaços educativos
“Diz-me e eu esquecerei
Ensina-me e eu lembrar-me-ei
Envolva-me eu aprenderei”
Provérbio chinês.
Historicamente o professor afirmou-se como detentor
de um inegável poder na Escola Tradicional, nos múltiplos aspectos e
características sociais vigentes, numa perspectiva pautada no imediatismo do
ensino aprendizagem regido por total imposição da memorização dos conteúdos e
reprodução dos saberes de forma fragmentada, desfocada do contexto, na
transmissão do conhecimento bancário repetitivo e acrítico, favorecendo um
regime educacional autoritário. Nesta condição, quando o aluno não se sente
hábil para expor a memorização da matéria, a culpa é sempre do aluno, nunca do
professor que é o depositário do saber e a autoridade na disciplina lecionada.
Em outros momentos o profissional de educação utiliza-se de recursos para serem
conhecidos como inflexíveis.
Entretanto, as transformações
ocorridas no espaço escolar histórico-cultural, com o
surgimento das novas práticas didáticas pedagógicas submete-se aos
condicionantes econômicos, sociais e políticos, à medida que afeta os conteúdos
curriculares e as metodologias formativas compostas pelas teorias reflexivas e
participativas no sentido de que muitas se traduzem na atualidade em
resistência a mudança e outras, em projetos futurísticos, considerando o modelo
social da atualidade. O processo educativo não se encerra com o
diploma, em contrapartida nos faz profissionais diferenciados, o relacionamento
entre professor – aluno se conecta com o planejamento pedagógico.
Perceber a intenção do
exercício do poder na trajetória da educação, a centralidade da didática e suas
abordagens, currículos engessados, norteados pelas estratégias
da sociedade em espaços de aprendizagem, possibilita
o desenvolvimento de uma práxis inovadora, alicerçada
na necessidade de se educar para os desafios e obstáculos. É impossível mensurar o melhor caminho para se
aprender, não existe uma disciplina ou matéria que dê conta do ato educativo,
aprender a aprender e o lembrar do
estudante ocorre no cérebro o qual responde a estímulos ao adquirir novos
comportamentos na interação com o ambiente, quer seja em casa, na comunidade,
escola, internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário